terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Meio Ambiente

Construções sustentáveis

Mercado imobiliário brasileiro começa a adotar medidas de proteção ao meio ambiente e a construir empreendimentos ecologicamente corretos

Por Taís Carolina Seibt

A construção civil inicia também sua fase de preocupação ambiental e atenção no Brasil. Com o crescimento econômico e populacional do planeta, além das constantes ameaças do aquecimento global, o mercado imobiliário vem determinando a construção de casas erguidas com produtos ecologicamente corretos, buscando resultados ao adotar estratégias de proteção à natureza e ao demonstrar sua preocupação com a saúde e bem-estar do cliente.

Ao sentir a necessidade de atender às demandas sustentáveis dos consumidores, iniciou-se o movimento das Construções Sustentáveis, que, apesar de ainda tímido, já caminha para um período de enaltecimento. Em São Paulo dois empreendimentos de grande porte, localizados na Zona Sul, considerados como complexos de escritórios de alto padrão, despontam como um dos primeiros modelos de edificação ecologicamente correta. Um deles é o Rochaverá Corporate Towers e o outro, o Eldorado Business Towers, com 32 andares, idealizados pelas incorporadoras Thisman Speyer e Gafisa.

As construtoras começaram a entender que o lar, ao ser considerado um enaltecimento de dignidade para quem nele vive, é onde 90% das pessoas na grande cidade gasta seu tempo livre. Com isso, começaram a se adaptar aos requisitos de bem-estar, segurança da família e cuidado com o meio ambiente.

Segundo a empresa SustentaX (http://www.sustentax.com.br/), 40% das matérias-primas e os recursos naturais são utilizados em prédios, 40% das possibilidades de reciclagem estão em prédios (metais, madeira, plásticos, concreto), 40% da energia consumida está em prédios comerciais e residenciais (iluminação e ar condicionado), e 40% do lixo produzido tem origem em prédios.

Infelizmente, no mercado mundial imobiliário, ainda existem poucos empreendimentos sustentáveis. É comum encontrarmos vilas e condomínios de alto luxo, destinados à classe A.

No entanto, no Brasil, já existem empreendimentos “verdes” destinados às classes média e média alta localizados na capital paulista, como o Ecolife Independência, e no Rio de Janeiro, o Ecolife Freguesia, ambos projetados pela empresa Esfera Empreendimentos.

O mercado, a mídia, os consumidores e os fornecedores estão em fase de entendimento do conceito de desenvolvimento sustentável, buscando o respeito pelos recursos naturais para que continuem existindo as futuras gerações. Isso significa unir o crescimento econômico à qualidade ambiental.

Buscar o respeito à natureza através do planejamento e monitoramento de toda a cadeia produtiva da construção civil, com foco no meio ambiente, serve como base à geração de uma produção mais limpa e menos geradora de impactos, procurando estar de acordo com a legislação ambiental do município, estado e país.

Atualmente, esses grandes empreendimentos sustentáveis, ao atingirem seus patamares de qualidade ambiental, já podem ser certificados com uma espécie de “selo verde” que garante e comprova, por meio de normas rígidas, que a edição foi projetada e construída com responsabilidade socioambiental. A organização norte-americana, United States Green Building (sem fins lucrativos), é hoje uma das certificadoras que promovem a sustentabilidade ambiental de edifícios pelo mundo afora, e tem como selo o Leed (sigla em inglês para Liderança em Energia e Projeto Ambiental). No entanto, para se alcançar esse carimbo é necessário que o empreendimento passe por uma série de avaliações, desde seu projeto até sua construção, de forma que garanta que as medidas sejam realmente implementadas e estejam de acordo com os preceitos da sustentabilidade.O selo do Green Building só é adquirido após a apresentação do projeto, dentro dos padrões de exigência do Leed, devendo passar por uma minuciosa auditoria da obra, que geralmente só é entregue seis meses após o Habite-se do empreendimento.

Dentre as principais medidas para que um empreendimento se torne ecologicamente correto, encontram-se a racionalização e reutilização da água da chuva, baixo consumo de energia elétrica, com instalação de placas solares, geradores que não afetam o meio ambiente, tratamento de esgoto, uso de materiais recicláveis e certificados (madeira) tanto na obra quanto na mobília e no acabamento, reaproveitamento de entulho, coleta de lixo seletiva, entre outros.

A sustentabilidade de uma obra, apesar de custar de 2% a 5% mais, envolve inúmeros benefícios, que vão desde o interesse de investidores até a valorização imobiliária e da economia. Apesar de ter um pequeno aumento em seu valor inicial, o mesmo será recuperado futuramente, o que poderá ser visualizado na redução do orçamento doméstico mensal em até R$ 250,00, segundo dados do professor Ph.D da FIAP, Marcos Crivelaro.

Além do selo oferecido pelo Green Building, as construtoras também podem tornar um empreendimento neutro em carbono durante toda a fase de sua construção. Isso ocorre após a realização do inventário de emissões de gases de efeito estufa decorrente desde o início da obra.

Após a realização do inventário das emissões de gases de efeito estufa, este número será revertido em número de árvores para que seja realizado um projeto de reflorestamento em áreas degradadas.

Em Goiânia, a consultoria Carbono Global desenvolveu o selo “Carbono Global” de forma a neutralizar as emissões de empresas, indústrias, escritórios, eventos, e agora abre suas portas para as Construtoras que desejam dar o primeiro passo rumo à sustentabilidade. A novidade e o diferencial trazido por essa empresa é que os projetos de neutralização ocorrerão em áreas degradadas do cerrado goiano.

A união de selos de diferentes certificadoras e com diferentes propósitos e significados pode, além de chamar a atenção da sociedade com relação às ações de responsabilidade ambiental e social, gerar lucros a empreendimentos que querem alcançar o mundo no combate ao aquecimento global.

Um comentário:

Sara disse...

Você sempre tem que aprender a fazer coisas novas que eu espero que eu possa aprender dessa forma, eu acho que nós temos que considerar algumas coisas que eu espero para estudar se eu conseguir um Aluguel apartamentos buenos aires